CORAÇÕES SUJOS

           Com a rendição do Japão às forças aliadas, em agosto de 1945, a Segunda Guerra Mundial chegava ao fim.
Do outro lado do planeta, em São Paulo, nascia uma organização secreta japonesa, a Shindo Renmei - ou Liga do Caminho do Súditos. Para seus seguidores, a notícia da rendição era uma fraude, um golpe da propaganda aliada para quebrar o orgulho dos japoneses em todo o mundo. Como aceitar a notícia de derrota, se em 2600 anos o invencível Japão jamais perdera uma guerra? Em poucos meses a colônia nipônica, composta de mais de 200 mil imigrantes, estará irremediavelmente dividida: de um lado ficavam os Kachigumi, OS "vitoristas" da Shindo Renmei, apoiados por oitenta por cento da comunidade japonesa no Brasil. Do outro, os Makegumi, os "derrotistas", apelidados de "corações sujos" pelos militares de seita. Militarista e seguidora cega das tradições de seu país, a Shino Renmei decide fazer uma "limpeza ideológica" na colônia. E declara guerra aos "corações sujos", acusados de traição à pátria pelo crime de acreditar na verdade. De janeiro de 1946 a fevereiro de 1947, batalhões de tokkotai, os matadores da Shino Renmei, percorrem o estado de São Paulo, realizado atentados que levam à morte 23 imigrantes e deixam cerca de 150 feridos. Em um ano, mais de 30 mil suspeitos dos crimes são presos pelo DOPS e 381 recebem condenações que variam de um a trinta anos de prisão. O presidente da República decreta a deportação para o Japão dos oitenta dirigentes e matadores da Shindo Renmei, sepultando a seita nacionalista que aterrorizou a colônia japonesa no Brasil.
Autor de A Ilha, Olga e Chatô, o rei do Brasil, best-sellers publicados no Brasil e em mais dezoito países, Fernando Morais volta à grande reportagem com Corações sujos, a reconstituição da aventura da Shino Reinmei, a mais sangrenta página da história da imigração japonesa.

FERNANDO MORAIS

Um comentário:

  1. Hola, Gracias por visitar mi blog y gracias por tu lindo comentario, y por ser seguidor de dosisdeesperanzaparalafamilia.blogspot.
    Dios te bendiga y prospere la obra de tus manos.
    Bendiciones y hasta pronto.

    ResponderExcluir

Obrigado! Seu comentário é muito importante!

..............