DALAI-LAMA

"Neste planeta, o mais encarniçado destruidor é, na verdade, o próprio homem. Seria quase lícito dizer que, o ser humano não sobre a face da Terra, seria possível experimentar uma paz muito maior, e penso que o meio ambiente iria muito melhor do que vai hoje.
Se o homem não existisse, os peixes e os incontáveis outros animais sensíveis ao prazer e à dor que vivem este planeta não experimentariam os terríveis sofrimentos decorrentes da exploração do homem."

"Tornar-se rico e famoso: seria este, realmente, o objetivo essencial da vida humana?
O dinheiro é importante; ter um nome, geralmente, também é útil, é claro. Mas entre todos aqueles que têm um nome, que têm dinheiro e bens, e até mesmo enormes riquezas, existe mais de um afogado em preocupações. Outros, ao contrário, não têm nem dinheiro nem fama.
Vocês já perceberam que eles têm uma aparência realmente infeliz do ponto de vista material, ao passo que, espiritualmente, parecem repousados?
Alguns não têm problema de dinheiro, mas devem tomar remédios constantemente; e há outros que, mesmo na ausência completa de facilidade material, sentem-se fisicamente bem, e não precisam de remédios."

"O antídoto contra o ódio é a meditação sobre o amor, e o antídoto contra o desejo e o apego, a meditação sobre imundície. O antídoto contra o orgulho consiste em estudar, porque dessa forma acabamos reconhecendo que não sabemos nada, e perdemos um pouco da arrogância.
O antídoto contra a ignorância é sobre tudo a sabedoria."
DALAI-LAMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Seu comentário é muito importante!

..............